Fazendo água além-mar

Se os brasileiros parecem estar dispostos a abraçar o novo acordo ortográfico, o mesmo não acontece entre os lusos. Pesquisa realizada em Portugal aponta que 57,3% deles são contrários ao acordo, sendo que 66,3% afirmam que não adotarão as novas regras. A situação é pior entre os mais jovens e os menos escolarizados.

Pode-se argumentar que se trata de um acordo de gabinete, criado sem apoio popular. Mas pensando friamente: haveria outro jeito de se fazer isso?

Particularmente as reações não me espantam: um acordo desse tira as pessoas de uma de suas maiores zonas de conforto, que é a maneira de escrever. Mas as regras estão aí, os governos estão apoiando o acordo. A grande imprensa e editoras têm papel fundamental para que isso aconteça, ainda que a longo prazo (uma década, provavelmente).

Em tempo: a pesquisa foi feita pela empresa Aximage, sob encomenda do “Correio da Manhã”. Trata-se do jornal mais vendido em Portugal. E que ainda não adota as novas normas em suas páginas. Ora pois!

Anúncios

2 Respostas

  1. Você é a favor do novo acordo, querido macaco?

    Curtir

    • Acho que o acordo será bom para as editoras, especialmente as brasileiras, que não conseguiam entrar com força nos outros países por questões ortográficas. Por mais que elas estejam gastando uma fortuna agora para revisar e reimprimir o seu catálogo -ou pelo menos os livros com mais capacidade comercial- o acordo vai lhes abrir mercados que até então eram praticamente fechados a seus livros.
      Para o cidadão, não vejo nenhum ganho. Vai ter que reaprender a escrever umas quantas palavras (supondo que já sabia escrever corretamente antes). Não dá para dizer que ficou mais fácil ou mais difícil.
      Então, passando a régua, sou a favor.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: